domingo, 16 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - RECEPÇÃO DOS CALOUROS - PARTE 01



















Ao violão: Boi (instrumentista oficial da FE)
Voz: Dimitri
Coro (seguindo sequencia da fotografia): Renata, João Gabriel, Vânia, Lucas, Aline, José Orlando, Josiane, Mônica, Rogério, Aracy, Fernando, Laís, Willys, Julia, Renato, Ana Paula, Luis Fernando e Rafinha
Foto: Gabriella Nascimento


Na primeira fase das recepções de calouros, a atividade que mais chamava a atenção era a apresentação artística. Ela consistia em veteranos que se apresentava aos calouros cantando alguma música, recitando poesias ou representando algo que consistisse em um sentimento que seria vivido pelo calouro nos próximos 04 anos. Geralmente era dividido em 05 blocos e dentro deste bloco todos teriam liberdade para se expressar. Ao violão havia sempre o onipresente Boi, e o Feijão (até o meu semestre).

Ao final era cantada uma música criada por um aluno que se formou ente o 01° semestre de 2004 e o 02° de 2005, para um evento (que até que se prove o contrário) nos deu o único troféu consquistado pela Faculdade de Educação , A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO. Esta música era um hino para os calouros porque quem a escutava e ainda por ser a primeira semana de aula, leva esta música como recordação. E pelo menos o coro do refrão era muito lembrado à época. A música se chamava Tio não, Educador (você passou por mim antes de ser doutor). A intenção era que ao final da apresentação artísitica os calouros se sentissem a vontade de apresentar para os veteranos no Sarau e isto era socializado a todos os demais alunos da FE.

No 01° semestre de 2006, com a formatura do Boi, foi ralizado pela última vez esta atividade, porque por mais que fosse ótima e (100% dos alunos adoravam, aliás, a que tinha maior aceitabilidade), não houve multiplicadores. A única pessoa que se disponibilizava a tocar violão com o Boi era Renato Moll que logo depois se desmotivou e assim apartir do 02° semestre por falta de quem tocar nunca mais foi realizado esta atividade.

O pior de tudo isso, a geração que entrou na Faculdade de Educação apartir de 2007, não tem conhecimento desta atividade e não sabe o valor e importancia dela. E isto é levado em consideração no motivo de nunca mais ter sido realizado. Nos dias de hoje, o Sarau que era consequencia da Apresentação artística, hoje virou finalidade, deixando de lado o que o motivava.

Para aqueles que já consideram isto um mito da Faculdade de Educação, aqui está a letra e aqui estão as fotos deste momento que não pode se deixar ser esquecido.


Tio não, Educador!!! (você passou por mim antes de ser doutor)
Autor: Colocarei posteriormente...

Eu me formei, hoje eu sou doutor
Tenho um carro novo e tenho um dinheirão
Minha mulher linda, cheirosa
Leva meu filho a escola e fala:
Tio, está em suas mãos!!!

Porque minha vida agora é passar cartão
e jogar conversa fora no porcão'
(duas frases)
(e ai vem o refrão...)

Refrão
Tio, não educador!!!
Você passou por mim
antes de ser doutor!!!


(se você sabe completar esta música mande contribuições!!!)
Obs: completadas com informações passadas pela gabi.

3 comentários:

Conde, o Eu disse...

odeio a recepção de calouros como é feito hj. as motivações são diferentes. a geração tb é, devemos considerar...mas a questão das temáticas e da intenção da recepção nessa época q tu colocou aqui eram outras, diziam mais respeito a condição da identificação das pessoas com esse mundo estranho chamado Pedagogia FE-UnB. queria q essas pessoas q realizam a recepção hj lessem isso, para q saibam q, um dia, ela foi diferente e válida. não sei, apesar de alguns avanços, o idéia de uma "pedagogia do amor" no sentido de serem 4 anos de bebedeira, sexo, drogas, matação de aula, gritos pela FE e pouco estudo ENGOLIU a identificação com o curso ou com um objetivo de vida para esses calouros q entram. muitos se perdem no caminho. fico feliz quando vejo pessoas se encontrando no curso, tantos são os exemplos q não cabem aqui. isso hj é tão raro q eu realmente vibro! Parabéns a todos esses q já se foram e q um dia, o sentido de ser pedagogo do amor não se perca no seu trocadilho.

Bibica disse...

Acho que é "minha mlher (linda, cheirosa) leva meu filho a escola e fala 'tio, está em suas mãos. Porque minha vida agora é passar cartão e jogar conversa fora no porcão'"
(e ai vem o refrão...)

Beijos. Depois comento direito!

bilysketa disse...

amei o desabafo Luís.. falou tudo (e mais um pouco).

Parabéns!!

Viva os bons tempos!!!