quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CENTRO ACADÊMICO "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO" DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Antigo Centro Acadêmico "Pedagogia do Oprimido"



Todo curso tem um grupo que o representa. Quem representa o curso de Pedagogia é o Centro Acadêmico “Pedagogia do Oprimido”. Ele foi batizado em 07 de novembro de 1992 com este nome pelo próprio Paulo Freire que lá esteve presente, de acordo com uma inscrição (praticamente apagada) feita na parede de madeira do laboratório de Informática da FE 05.


Por alguns anos, devido a problemas políticos e desmotivação dos seus estudantes, o Centro Acadêmico teve suas atividades suspensas, retornando suas atividades somente no início desta década. Houve uma geração de alunos que apresentaram idéias e projetos a FE e com isso reabriram o Centro Acadêmico como instância política.


Antigo Centro Acadêmico Pedagogia do Oprimido - Subsolo da FE 03


Esta geração reabriu o C.A. no subsolo da FE 03, reativou os trotes pedagógicos na forma da recepção de calouros (com sentido pedagógico), trouxe novamente uma identidade política que antes não havia e trouxe respeito junto às outras representações de cursos da UnB, assim como em outros Estados. Se hoje o Curso de Pedagogia tem seu nome respeitado junto aos demais cursos da UnB e outros Estados (com inúmeros amigos e inimigos ideológicos) foram graças a estas pessoas. Estes nomes ainda ecoam e passeiam pelos cantos e corredores da FE.


Em 2005, este grupo com seus principais nomes se uniram a alguns calouros de 2004/2005 e formaram a chapa única “De encontro à práxis”. Esta chapa representou a UnB no ENEPE 2005-BH e trouxe para Brasília o FONEPE (considerado por muitos, um dos melhores, senão o melhor). A greve de 2005 prejudicou a continuidade da chapa que não tinha muito o que fazer no tempo que ainda restava de gestão. Deu -se tempo de ao menos transferir a sede do Centro Acadêmico para a sala em frente ao Cine Dois Candangos em 09/02/06.


Parte da Chapa "De encontro a práxis" durante uma das reuniões 07/2005

(Chacrinha, Júlia, Heldher, Josiane, Renato Moll, Mônica, Conrado, Boi, Gábi, Lúcia e Alberto)


O ano de 2006 trouxe ao Centro Acadêmico novos ares de mudança e houve duas chapas disputando as eleições. Ganhou a chapa “Paratodos”. Mesmo tendo nomes da antiga chapa (já começavam a se formar o pessoal que representavam a primeira geração do CA), as novas pessoas com outras prioridades em mente (DCE, partidos políticos), deixaram o CA a segundo plano causando uma profunda desmobilização política interna no grupo, o que acarretou ao final da gestão, terminarem somente com 07 membros (não sei exato o número, mas era próximo a isso).



Em 2007, indignados com os rumos tomados com a gestão anterior, desta vez já haviam 03 chapas concorrentes. As eleições realmente conseguiram mobilizar os alunos, alcançando até mesmo quem mesmo não se importava com política estudantil. Em uma disputa muito acirrada ganhou a chapa CHAPA 03: educAÇÃO. E seguiram um ano de uma gestão que transpareciam boa vontade, mas que não conseguiu boa avaliação de seus estudantes. Quando a gestão terminou em 2008, aconteceu o inimaginado anos antes. As pessoas não queriam mais fazer parte da gestão. Talvez devido ao estresse causado no fim da gestão. E nisso foi chamado várias indicativos de eleições e nenhuma eleição era formada e era sempre adiado. Até que ao final do ano um grupo de calouros, como chapa única, foi eleito pelo voto dos estudantes. Que se saiba da passagem de 2008 para 2009 a chapa entregou o cargo e suas representações.


Que as futuras gerações de estudantes não perca o objetivo de lutar pelos interesses do curso e não faça com que novamente o Centro Acadêmico não perca seu poder político depois da luta de muitos que por anos fizeram por onde.

6 comentários:

Conde, o Eu disse...

lembremos aqui de Paulinha, Josy, Renatinho, Rafinha, Aracy, Julia, Chakrinha, Conrado, Dmitri, Boi, Alberto, Lili, Joel, Marquinhos, Gábi, Gabi, Luizinho, Gabizão, Ney, Kromado, Aline, Ciro, Wesley....perdi, não vou lembrar de todos, mas que direta ou INDIRETAMENTE já fizeram daquele espaço um lugar produtivo, não apenas com a politicagem quadrada e, muitas vezes, vazia, mas com todo tipo de evento e ações.

Rogerio Furtado Magalhães disse...

Luis eu tenho ainda alguns folders daquelas eleições, se fosse colocar cada nome que consta lá seria uma coisa...
heheheheheheheh

Conde, o Eu disse...

e preciso puxar sardinha pro meu lado: lembro que entre 2005 e 2006 eu fui nomeado pelo nosso querido Boi como "Bolsista do CA", logo mais sendo "promovido" a "Estagiario do CA". Pq? oras, eu abria aquela sala todo dia....lembro q todo mundo q queria falar comigo passava primeira lá, hauhauhauhauhauhua....foi assim q levamos o CA para a FE5, pós-FONEPE. Estudava (pouco, hehehehe), conversava, assistia TV, dormia, jogava truco e bate-pavão (LEMBRA, ROGÉRIO?????!!!!!)....naquela sala, a galera q sempre estava lá, como eu e o James, instituímos o montinho para 1. comemorar aniversários e 2. comemorar aprovação em monografia!!!!! essa, uma época q morro de saudade....muito feliz mesmo.

Conde, o Eu disse...

ERRATA: a chapa que ganhou em 2007 foi a Chapa 03: EducAÇÃO.

Unknown disse...

Nossa esse porão tem história einh.... até eu frequentava lá quando era caloura.... kkkkkkkkkk e quando foi pra FE5 tbm.....

Véi que saudade!
=(

Lari disse...

Vc já postou as fotos da " corrida das fotos, rogério ?!
^^