segunda-feira, 10 de agosto de 2009

2004 UMA ODISSÉIA CULTURAL NO RIACHO FUNDO II - O FILME EM QUE FUI DIRETOR

No intervalo entre o resultado do vestibular e o início das aulas na UnB em 2004, houve uma greve de professores. E durante esta greve de professores eu participei de uma oficina de imagem popular onde ao final da oficina teria que produzir um filme de curta metragem sobre o Riacho Fundo II.

Eu produzi o filme curta-metragem "2004 Uma Odisséia Cultural no Riancho Fundo II" que tinha como idéia inicial mostrar a cultura e a falta de cultura de uma cidade satélite e como jovens que não tem oportunidade, procuram a seu modo produzir esta cultura.

Como houve problemas internos com o grupo (a garota que deveria ser a produtora cortou inúmeras cenas devido o nervosismo da garota que fazia a câmera), muitos personagens não quiseram tambem comparecer, 40 minutos foi perdido por ter sido gravado na camera do making of e os problemas de montagem e edição na sala de edição; este filme que era para ser um "filme social" acabou virando um filme "TRASH".

A cena que mais chama a atenção foi gravado num festival da qual eu pude manter contato pela primeira vez com o rock do Riacho Fundo II. A entrevista com a banda Gengivas inflamadas foi tão ilária que ela por si só como as imagens que sobrou poderiam ter dado um filme por si só.

A idéia é que todosos personagens se encontrassem (e quase aconteceu) de se encontrar naquele festival. Porém, o grupo de dança country que foi até lá foi embora antes de se apresentar com medo da represália de tantos rockeiros poderiam fazer. O grupo de rap e de breakers tambem apareceram por lá, mas as imagens ficaram toscas devido a intereferencia da produtora. Até trilha sonora este filme teve, uma cópia só, que eu possuo em CD-r. Com músicas do Podreira e do Gengivas Inflamadas.

Concorreu no Fesival Taguatinga de Cinema ganhando o prêmio de "menção honrosa pelo apoio a cultura". E só não ganhou o prêmio principal, devido não estar nos padrões de um festival. O filme ganhador (editado, montado e não creditado a mim) chegou a passar até na TV Camara.

Aprendi muito como pessoa e como profissional durante aqueles dias e serviu também para ver que ser diretor de cinema tão cedo não quero ser, rsrsrsrrs.

E COM VOCÊS (FINALMENTE) O FILME TRASH QUE DIRIGI


2 comentários:

bilysketa disse...

a PROEZA DAS PROEZAS... KKKKKKKK
ESSE VAI PRO MEU ORKUT ..SEM DÚVIDA: AUTORIZA SENHOR DIRETOR??

Conde, o Eu disse...

aquela tosquera toda daquele vhs q tu me emprestou virou isso, rogério???? é véi, parabéns!!!!!!!!