terça-feira, 31 de março de 2009

Assim caminha os universitários... (sem rumo...)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Eu, como milhares de estudantes da Universidade de Brasília, fui prejudicado com a mudança da rota das linhas de ônibus que circulam internamente na UnB. O ônibus que antigamente passava na parada da Faculdade de Educação, agora passa em uma parada muito distante da FE (a parada da ala sul) não privilegiando mais seus estudantes, além de não lhes dar segurança, uma vez que em seu caminho não há iluminação para o noturno. Antigamente os ônibus paravam ao lado da Faculdade de Educação três, ainda iluminado e com frequencia de pessoas andando. Agora não há masi seguranças a seus estudantes ao descer nas paradas escuras da ala norte.

Assim como os pedagogos, estudantes da Educação Física (com suas aulas numa faculdade que fica no setor de clubes), casa dos estudantes (que teorica e praticamente tem estudantes carentes e que por isso precisam de ônibus com frequencia para lá), pavilhões (com seus milhares de estudantes) e biblioteca (o último lugar que fecha e muito distante da nova parada mais próxima) também não foram contemplados pela nova rota.

Além disso, fizeram uma mudança sem consultar a população universitária que usam e são os interessados de tais linhas. Foram arbitrários e irresponsáveis com tal finalidade. Uma vez que se consultados os estudantes com certeza seria tomada outra alternativa e não a que está em vigor no momento. Na sexta feira dia 14/03 fui fazer ajuste de matrículas e retornei no ônibus de 22 horas na parada da Faculade de Engenharia Florestal e o cobrador nada informou da mudança das linhas. Li em uma matéria que isso se deveu pelo baixo número de estudantes em tais paradas. Mas enquanto houver um estudante, tem que haver linhas hábeis para eles. Afinal, se até moradores das quadras 406 a 409 tem acesso aos ônibus porque não os estudantes, principais interessados das linhas?

As novas paradas e trajetos não tem infraestrutura alguma de existir, uma vez que as paradas não possuem casinhas de proteção (no primeiro dia de aula além de não saber onde esperar o ônibus os estudantes tiveram que tomar chuva, o que ainda acontece). Não há iluminação na parada da ala sul após o escurecer (do banco real até a metade do caminho da ala sul). Não há casinhas na parada que agora fica ao inverso da Faculdade de Tecnologia, o que acontecerá quando chover forte? E a Faculdade de Ciências Exatas quando ficar pronta e que seria contemplada na antiga rota e na nova não seria mais?

Acredito que só após alguma coisa negativa acontecer e chegar aos jornais (que isso não aconteça) será tomada alguma providência em relação a isso.


O que eu sugiro:

01- Que a linha 110.2 possa percorrer o intinerário que percorria antes o 110 e os horários mais flexíveis. Soube que apartir do dia 31/03 o itinerário foi acrescido em intervalos de 30 minutos, após as 19 horas. Se isso acontecer, que aconteça com os horários anteriores, pois nos horários anteriores também tem estudantes descriminalizados com a mudança de rota de linha.

02- Que haja rápida infraestrutura com relação ao novo trajeto, iluminação nas vias de acesso, melhor orientação das linhas (o qeu não houve quando foi criado), casinhas para proteção de sol e chuva.

03- Se for matido esta linha que também seja abatido o valor cobrado, já que antigamente já era arbitrário uma linha interna fosse cobrado valor de linha entre satélites. Ser cobrado este valor depois de reduzido 1/3 da rota é mais arbitrário ainda. Que seja feita uma análise e qeu seja debatido o valor para 1,50; o valor de circular interno no plano piloto.

Um comentário:

Conde, o Eu disse...

bela observação, Meu Caro!!!!!!!!!!apesar dessa porra de onibus passar em frente ao cespe, eu achei uma puta sacanagem.....e a história desse negócio é enorme q tu nem sabe....conto depois!