domingo, 4 de abril de 2010

RETROSPECTIVA 2009...

MÊS DE JANEIRO - REVEILON EM PIRINÓPOLIS 2008/2009

Pelo segundo ano seguido nos organizamos para passarmos o reveilon em Pirinópolis. Após o mais exótico reveilon que já passei (debaixo de um temporal), fomos a cachoeira que serviu de cenário para a novela estrela guia com Sandy e Júnior anos atrás. Houve inúmeras baixas este ano em relação ao ano anterior, porém vieram outras tantas pessoas, entre elas minha prima de Tocantins Rose Dayanne.

MÊS DE FEVEREIRO - EXPOSIÇÃO ARTE PARA CRIANÇAS

Em fevereiro se encerra minha segunda participação trabalhando como monitor de exposições, desta vez na exposição Arte para Crianças realizada no CCBB. Tive a oportunidade de trabalhar numa exposição de Yoko Ono (para um beatlemaníaco que não se importa com o que dizem sobre ela é o máximo). Porém o encerramento desta exposição, me trouxe problemas financeiros que desembocariam em futuros eventos deste ano.

MÊS DE MARÇO - AULA DE REFORÇO DE MATEMÁTICA

Após sair de uma reunião do Afroatitude ia em direção a parada de ônibus e em um dos murais estava um cartaz a procura de professores de reforço. Como estava desempregado, liguei para na pior das hipóteses ser professor de reforço de matemática fundamental. Ao ligar e a própria dona atender, descubro que eles estavam precisando de um pedagogo, mas não havia espaço no folder para especificar isso. Fui aceito por ser o único a atender o pre-requisito. Eu tinha que cumprir 08 horas semanais e minha primeira função era montar uma apostila do curso junto com a dona do curso. Fiquei um mês, devido a crise mundial (palavras da dona).

MÊS DE ABRIL - LOGOTIPO MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJÚ

O semestre começa com o show de lançamento do Móveis coloniais de Acajú na no Centro comunitário da UnB. Eu iria a este show, mas devido os inúmeros imprevistos que ocorreram culminando numa chuva torrencial me impediram de ir. Esta chuva ocasional uma gripe horrivel que durou o mês todo. É quando descubro que irei a Manaus para a SBPC.

MÊS DE MAIO - A CORUJA VASCAÍNA: SÍMBOLO DA SABEDORIA

Mês de maio é o mês que inicia a campanha do Vasco da Gama na série B. Coincidiu com um fator que me marcaria durante este ano. Que era usar a camisa do Vasco quase que diariamente. Isto se deveu porque após chegar de Manaus minha mãe lavou as roupas e as de fácil acesso eram as camisas do Vasco. Como não tinha tempo de procurar acabava revezando elas. Antes de mais nada, as camisetas eram 04.

MÊS DE JUNHO - SALVADOR: EM FRENTE AO BAR DO NEUSÃO (Ó PAÍ Ó)

Em junho, consigo finalmente conhecer o nordeste indo a Salvador, para não perder o costume, fui com a Aline, rs. Foram somente 48 horas, mesmo achando que poderia ter aproveitado mais, gostei do passeio. Consegui conhecer alguns pontos turisticos e esta foto foi feita no bar que serviu de cenario para o Bar do Neusão do filme e seriado Ó PAI Ó. Ouvir os sotaques, ver os costumes, e até mesmo ouvir suas músicas (swingueira) foi bom. Duas bandas me chamaram a atenção: Fantasmão e Black Style. O final da viagem foi dramática, pois na última parada para almoço, o motorista (que durante toda a viagem foi intransigente), ao apressar para partir (quase me deixando para trás), me fez esquecer a mochila com praticamente tudo de valor que eu tinha, incluindo a máquina digital que havia pego emprestado.

MÊS DE JULHO NO TEATRO AMAZONAS

Previsão de duas viagens para o mês, Manaus e Recife, praticamente emendadas e em lados extremos do mapa. Após uma batalha para conseguir transporte via UnB, embarco para aquele calor manauara, sendo recebido pela minhas amigas de FE Sweldma (Suca) sua prima Ariella e Renata e juntos vamos fazer um tour por Manaus a 140 km em via pública de 60km. Ao chegar no alojamento conheço pessoas superlegais, ocorre um lual que para mim ficará eternamente marcado (a primeira vez que toquei e fui entendido ao violão, rs). Amizades por mais que efêmeras, mas verdadeiras. Outro fim de viagem melancólico findado devido a inoperancia das redes telefonicas da agencia aerea de lá, que me fez perder um dia de viagem. Ao chegar ainda dava tempo de ir a Recife, mas como não tinha certeza de vagas, acabei não indo. O que me chateou foi ter perdido o show da nação zumbi que iria comemorar os 15 anos da banda que iria coincidir as datas.

MÊS DE AGOSTO - CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

Em agosto dou início a minha primeira experiência na área que pretendo atuar sendo tutor em um curso a distância do governo para prevenção ao uso de drogas. Consegui por indicação de uma grande amiga, Cintia, que conheci no CCBB e que trabalha neste projeto. Foi uma grande aprendizagem trabalhar lá, por saber que o modo como trabalham era diferente de todos os tempos como monitor dna disciplina da FE. E foi bom saber que ao não seguir seus modos de trabalhar conseguir chegar aos 98% de participação efetiva ao fim do curso contabilizando todos que iniciaram. Agradeço a oportunidade que tive e a quem me oferece e confiou em mim.

MÊS DE SETEMBRO - SHOW DA LEGIÃO URBANA NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Em setembro houve extensas programações culturais na esplanada, uma das que mais me marcou foi a realização de meu sonho juvenil: ASSISTIR A UM SHOW DA LEGIÃO URBANA (mesmo que sem Renato Russo). Não precisava mais cantar suas músicas no quarto fechado, agora estava na esplanada com outras 80 mil pessoas iguais a mim. Coincidiu com os 05 anos como universitário da UnB. Vi minha vida passar durante os 40 minutos do show, são raros estes momentos na vida e eu tive esta oportunidade.

MÊS DE OUTUBRO - EXPOSIÇÃO TÃO PERTO, TÃO LONGE

Em outubro se encerra minha terceira e última experiência trabalhando como monitor de exposições, agora pela exposição Tão Perto, Tão Longe, patrocinada pela Telefonica no Museu Nacional de Brasília.

MÊS DE NOVEMBRO - RETRATO DE UM PRÉ-FORMANDO

Este desenho feito pela Uiara (amiga da Gabi), representa o que se seguiu após perder meu caderno com todas as anotações de minha monografia em outubro, perder uma nova versão digitada no computador devido um vírus já no início de novembro dias, depois perder o word do computador, mudar de tema e escrever 64 páginas em 05 dias para no final descobrir que não iria terminar o curso ainda em 2009. Ao invés de apresentar um trabalho de baixa qualidade resolvi investir pesado numa monografia de qualidade em 2010. Embora este desenho já tenha tempos que guardo esperando publicar, reproduz fielmente o que aconteceu durante estes dias.

DEZEMBRO NA BAHIA

Sol, agua fresca e amigos. Reveilon no litoral. Só me dei conta disso quando estouraram os fogos. Um sonho de criança se realizando e não tinha me dado conta disso.

Nenhum comentário: