quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EMEF CIDADE DE OSAKA: APRESENTANDO MEUS CURSISTAS


EMEF CIDADE DE OSAKA

A nossa escola, que todos chamam de Osaka está situada na Av. Baronesa de Muritiba, 55, é antiga do Parque São Rafael, região de São Mateus, Zona Leste de São Paulo. Tem muita história, hoje, tantos professores da escola no passado foram alunos e outros formaram seus filhos aqui e hoje são adultos. Há professores que estão nesta escola há trinta anos, outros se aposentaram e voltaram a ministrar aulas. O relacinamento entre os professores é agradável, os antigos recebem os novos com cordialidade e dão apoio, portanto há muita cooperação.

Somos uma Escola Pública e temos por determinação pôr em prática a política institucional, bem como a orientação curricular da Administração. Nós, profissionais da Educação estamos comprometidos em formas pessoas mais solidárias, mais humanas, que conviva em harmonia com o outro e com o meio ambiente. Queremos construir uma escola de boa qualidade destinada ao povo, na qual todos os alunos conquistem ferramentas necessárias para apropriação do conhecimento e da informaçãso.

A história da EMEF Cidade de Osaka está diretamente ligada à história da comunidade à qual ela atende uma vez que foi dos primeiros se não o primeiro equipamento social conquistado por essa comunidade. A localização da escola exerce forte influência sobre sua cultura, uma vez que por ficar próxima à divisa, boa parte dos profissionais vem destas cidades vizinhas.



A escola foi fundada em 1967, e sua denominação acompanhou a história do bairro e da cidade bem como suas concepções políticas educacionais.Passou das escolas Agrupadas do Parque São Rafael, para Escola Municipal do Parque São Rafael, daí para EMPG do Parque São Rafael e depois para EMPG Cidade de Osaka, esta última denominação em função do convênio Cidades Irmãs celebrado entre a cidade de São Paulo e a cidade de Osaka, no Japão. Finalmente para atender a nova nomenclatura proposta na Lei 9394/96 passou a chamar-se EMEF Cidade de Osaka.

Ainda hoje vêem-se em um ou outro espaço da escola sinais deste convênio que pelos relatos ouvidos , teve grandes momentos mas que acabou se perdendo no tempo. Nas paredes , encontram-se quadros e placas que guardam a sua memória. E não são apenas quadros nas paredes que lembram os bons tempos da escola.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maria Mary Fortunato Correia
Boa Noite
Já olhei as foto achei lindas por ser a nossa escola.Em breve você mandaremos as fotos. Que pena está chegando o fim.
Mary 17/12/2009

Beth Zonato disse...

Boa tarde, fiquei feliz em ver fotos da nossa escola no seu blog...Visite sempre o nosso blog, pois ainda está em formação.Em breve enviaremos fotos do grupo dos cursistas...Abraços...Beth
18/06/2009