terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EMEF HENRIQUE GEISEL GEN.: APRESENTANDO MEUS CURSISTAS

Na foto está a Cristine (artes), Evelin (coordenadora), Rui (Ed. Física), eu Érica (Português/ Informática) e a Angélica (Sala de leitura) sentadas no chão. Inclui a professora Maria Aparecida (não presente na foto).

EMEF HENRIQUE GEISEL GEN.


Nossa escola se localiza na periferia da zona oeste da cidade de São Paulo (SP), no bairro de Vila Jaraguá, próximo ao Pico do Jaraguá. É uma escola antiga da região, com quase 50 anos, cujo grupo de professores mantêm-se há alguns anos, o que facilita a construção dos trabalhos coletivos.

Em nossa escola buscamos desenvolver ações que valorizem o protagonismo infanto-juvenil, seja através do grêmio estudantil, através de projetos didáticos que estimulem a participação e criação dos alunos, seja em atividades que desenvolvam o vínculo dos jovens entre eles, com os professores e funcionários e com a própria escola, como um ambiente que eles gostem de estar, valorizem e vejam sentido e importância dentro de suas vidas. Neste sentido, desenvolvemos campeonatos esportivos, festas, bailes, passeios, monitoria e outras atividades voltadas para os jovens que reforçam este vínculo, incluindo também um trabalho com a auto-estima e a construção da identidade deste jovem quanto ao seu corpo e modo de ser.

Buscamos desenvolver ações que fortaleçam os vínculos do aluno com a escola, enxergando nesta uma possibilidade de melhoria da sua vida, não a longo prazo, como costuma-se dizer “para o futuro”, mas no sentido imediato, em que apesar das circunstâncias muitas vezes difíceis fora da escola, nela ele pode exercer plenamente sua infância e juventude. Sabemos também que não basta haver o oferecimento destas atividades, o envolvimento dos alunos inicia-se na própria construção/ elaboração desses projetos escolares, em que alunos, professores, coordenadores e direção estabelecem juntos as ações. Contamos também nestas ações, com a participação da comunidade, que tem pela escola grande respeito.

Nenhum comentário: