sábado, 25 de julho de 2009

A GAROTA DO CABELO DE FOGO

Rogério e Viviane Godinho

Certa vez, no primeiro semestre, eu cochilei durante uma aula e ao acordar a primeira imagem que vi a minha frente foram de uns cabelos vermelhos sobre o encosto de uma cadeira. Cabelos esses idênticos ao de uma contracapa de um cd de Ana Carolina. Fiquei hipnotizado com aqueles cabelos. Por tamanha semelhança. Ao abrir o campo de visão, vi que quem estava a minha frente não era Ana Carolina, mas sim uma garota de quem eu tenho bastante consideração e partilhou muitos momentos comigos nestes semestres que estive na UnB (pena não terem sido muitos, mas foram marcantes).

O nome dela é Viviane Godinho. A garota do cabelo de fogo. Fogo tal qual sua personalidade. Quando digo que sua personalidade é de fogo, é devido a força que ela tem e carrega consigo. Que aquece a quem está a seu lado (e sente abrigado) e pode também chamuscar a quem por acaso resolva consigo brincar. De temperamento forte, isto virou sua marca registrada, é algo que para quem a conheci transformou-se em sua principal personalidade, e qualidade por assim dizer. Pois muitos queriam tê-la e não tem.

Esta garota de temperamento de fogo algumas vezes se esvai em lágrimas (como todo fogo, há águas que a fazem cessar, mas não apagam). De ti tenho várias lembranças. Uma que guardo no coração foi ao final da apresentação da aula final do Armando Veloso no primeiro semestre, ela ter se entregue a lágrimas, e não se contendo ter dito que aquele momento e aquelas pessoas tinham mudado o modo de ela ver o mundo. Confesso quase não ter me contido também.

Armando Veloso, Renato Hilário,Viviane e Ana Polônia

Vivi (Bibian como muitos a chamavam devido a personagem de Letícia Spiller na novela Senhora do Destino) do grupo que entrou no 02°/2004 vespertino e seguiu o fluxo, foi a primeira a se formar. Pude contribuir a monografia dela indiretamente e dela foi a primeira monografia que assiti. Naquela tarde, como em outros momentos, foi difícil conter as lágrimas. Vi ali, pessoas que estiveram a seu lado durante este caminho, professores que contribuiram a sua formação e seus mestres de vida, seus pais. Via seu nome na parede, antevendo o meu no futuro. Ouvi palávras de afago de seus orientadores. E no final, o veredito que todos esperam neste momento. Seguiram-se lágrimas, risos, alegria, abraços, desejos de felicidades e prosperidade.

Viviane, Seu pai, Renato Hilário, Armando Veloso, Sua mãe e Ana Polônia

Outras pessoas daquele semestre, também se formaram, mas foi ela quem me convidou a particpar de sua colação de grau. Foi a ela que foi feita torcida organizada. E a quem todos do 02°/2004 estava ali para abraçar e confraternizar. Novamente ali, vi a garota de fogo abrandando suas chamas através de lágrimas e sorrisos de alegria. De trabalho cumprido. Ao se ver jogado o canudo e correr aos abraços de seus amigos e irmãos de fé.

Certa vez eu disse a alguém e repito a ela: É MUITO FÁCIL TORCER PARA QUEM SE ESFORÇA E FAZ ACONTECER. PORQUE ELA FARÁ POR ONDE. SEMPRE TORCEREI POR ESSA GAROTA POR ISSO.

Mesmo se um dia o destino nos colocar em destinos opostos (lugares e situações diferentes), saiba que sempre fará parte de minhas lembranças e famosas histórias. Obrigado por ter feito parte delas.

Fim de apresentação da Monografia

OBS: Eu havia prometido este posto ao final de sua apresentação de monografia, e só agora consegui postar. Não sei se vale a frase: Antes tarde do que nunca, mas aqui está ela!!!

FOTOS ENVIADAS POR VIVIANE GODINHO DO DIA DA APRESENTAÇÃO DE SUA MONOGRAFIA.

Vi disse...
Fogo e lágrimas, novamente... Só vc, Rogério, pra me deixar sem palavras!
16 de Novembro de 2008 19:52
(...Quando da primeira publicação deste texto...)

Um comentário:

Conde, o Eu disse...

num depoimento de "orkut", li dessa pessoa certa vez o quanto uma amizade pode ser rápida e intensa....acho q é essa coisa da personalidade dela, que é única e marcante. dos momentos q passei próximos a ela, q não foram muitos mas foram únicos, aprendi como só pessoas fantásticas podem nos ensinar. A Vivi é um fenômeno. tenho muita saudade, muita mesmo. Pq é tão autentica quanto maravilhosa...futuro brilhante pela frente. Mulherão!