Todo mês de julho é esperado ansiosamente pelos estudantes de pedagogia. É quando é realizado os encontros nacionais de estudantesdepedagogia, os ENEPes. Lá é um evento feito por e para estudantes que queiram se socializar, trocar conhecimentos e discutir os rumos do curso. Gerlamente é realizado na terceira semana de julho (ou um dia após a SBPC) e por ser período de férias contabiliza grande participação de estudantes a cada encontro.
Uma características que sempre acompanhou a UnB nestes encontros é o fato de ser o estado (ou Unidade da Federação já que somos um Distrito Federal) que mais tem participação de homens. Um dos mitos que passam de geração a geração é que há muita expectativa dos outros estados para a chegada de nossa delegação, principalmente se tratando de um encontro predominantemente feminino. Outra característica também é que Brasília (além de ser a capital do país) ficou conhecida nacionalmente pelo seu perfil contestador e político engajado. Fazendo assim muitas amizades e inimizades entre os estados.
Foram criado muitos mitos nos ENEPes passados, um dos mitos que se criou nos ENEPes outros foram:
1 - O que nasceu no ENEPe morreu no ENEPe. Isto nasceu do fato de certas coisas acontecerem lá e que não precisa ser divulgado ao chegar em Brasília.
2 - Evitar ficar (ou namorar) pessoas da mesma delegação. Afinal lá também é um meio de interação, e de momento de conhecer pessoas dos outros estados.
3 - Brasília é reconhecida nacionalmente como o lugar de onde se sai mais homens no ENEPe. Isto é fato.
4 - Amor de ENEPe as vezes não morre no ENEPe. Só que foi já e já passou por isso sabem do que eu digo.
5 - Vá para a plenária, mas aproveite bastante as festas!!!!
Finalmente fui a um ENEPe. Desta vez também foram a maior quantidade de alunos dos últimos anos ( dois ônibus, com um terceiro que foi abortado). Já foi escrito aqui sobre o ENEPe Vitória - 2008. Sobre como foi a relação com os outros estados e com a nossa delegação. Foi o final de "minha tour pelo Brasil" que havia começado semanas antes em Florianópolis, depois passando por Campinas, com pausa em São Paulo capital e terminando em Vitória. Foi desgastante no final, mas com saldo inesquecível.
Quando aconteceu o ENEPe de São Luis - 2007, estava em Belém, quase fui (afianl estava no estado vizinho), mas peguei uma virose que me impossibilitou. Do mais, novamente enviamos um ônibus com uma turma totalmente reformulada de pessoa que estariam presentes nos próximos encontros.
Desde que eu ingressei no curso houveram 04 ENEPes. Foram eles em Belo Horizonte - 2005, Macapá - 2006, São Luis - 2007 e Vitória. Em Belo Horizonte - 2005, não pude ir devido a um erro de informação. Eu não tinha condições financeiras para ir e eu tinah que escolher entre pagar o ônibus ou pagar a inscrição. Na dúvida acabei não pagando nada e ficando em Brasília. Descobri depois que só foram fechado um ônibus e com isso o transporte foi gratuito. Fiquei bastante indignado, porque queria bastante ter ido. A imensa maioria dos meus amigos foram, a turma clássica dos veteranos da FE ainda eram da graduação. Só me dei por satisfeito quando meses depois fui a BH em um congresso no mesmo local, mas com a psicologia.
Enepe 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário