terça-feira, 28 de abril de 2009

O TREM AZUL (O CÉU DA UnB)

Céu de Brasília visto da FE 05

O Trem Azul

Lô Borges

Composição: Lô Borges/Ronaldo Bastos


Coisas que a gente se esquece de dizer
Frases que o vento vem as vezes me lembrar
Coisas que ficaram muito tempo por dizer
Na canção do vento não se cansam de voar

Você pega o trem azul,
o Sol na cabeça
O Sol pega o trem azul,
você na cabeça

Um sol na cabeça



Quando se é calouro tudo parece simples. As preocupações parecem não preocupar. Tudo é novidade e esta novidade maravilha os olhos e as sensações. Quando se é calouro na FE e se estuda no período vespertino, você vai de encontro a um calor insuportável em salas sem muita ventilações. Então nada melhor que esperar a aula no gramado em frente as salas debaixos das sombras que suas árvores proporcionam. Lá se pode conversar, dormir, fazer trabalhos, jogar truco e o que mais vir a cabeça.

As fotos que ilustram esta postagem foi tirada pela Gabriella, tirada da posição de quem está deitado no gramado da FE 05 (como seria o ponto de vista do Luis nesta foto). E o Luis está nesta foto além de mostrar qual seria o ângulo da foto, também serve para ilustrar a letra desta música, muito boa por sinal.

domingo, 26 de abril de 2009

O CADERNO DE RECORDAÇÕES


No fim do primeiro semestre, resolvi reunir em um caderno algumas mensagens das pessoas que fizeram parte da turma vespertina do curso de Pedagogia. Estas mensagens foram colhidas na penúltima semana de aula, algumas e meu intuito e que pudesse registrar um pouco dessas amizades em uma folha. Claro que nem todo mundo consegui que escrevesse (algumas pessoas nem cheguei a encontrar durante a semana), mas aqui tem um pouco dessas pessoas que para mim ficaram eternas.

Eu propus a mim mesmo que não leria estas mensagens até que recolhesse todas as mensagens possíveis, mas não consegui. E na medida em que eu lia lágrimas saiam de meus olhos, porque embora fosse somente o fim do primeiro semestre, era o fim de um grupo e da inocência de calouro e descoberta que naquele grupo havia. Este sentimento está em cada palavra e frase de textos que apartir de agora será compartilhado com vocês.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

UM SONHO REALIZADO...

MÓVEIS COLONAIS DE ACAJÚ

Em março de 2008, haveria o primeiro Móveis Convida do ano e resolvi ir até eles e agradecê-los pelo que fizeram a uma amiga minha Paolla Ferndaes de Fortaleza, usando de seu papel de ídolos junto a uma fã. Raros artistas tem este reconhecimentos junto aos fãs ou não sabem de sua importância perante a eles. Por acaso, naquele dia, estava na UnB Beto Mejia. Contei toda a história desta fã cearense e todos os caminhos tortuosos acontecido e do quanto que um gesto simples de um autógrafo serviu para aliviar a dor de uma fã.

Resumindo a história, Paolla no dia do Móveis convida anterior, teve um aborto expontâneo. E dias antes eu havia conseguido autógrafos com eles para ela, e isto serviu para que a tirasse da depressão.

PAOLLA FERNANDES

Beto escutou atencioso tudo o que eu falava, rindo nos momentos engraçados e tenso nos momentos mais graves. E ao final ficou surpreso e feliz que uma música sua que nem faz parte do repertório da banda tenha sido a música que tenha a ajudado a sair da depressão. A primeira coisa que ele fez foi pegar a primeira folha que viu e escreveu um bilhete de próprio punho a Paolla, sensível o bastante para mostrar que sabia de suas dificuldades mas sem tocar no tema. E pediu para que enviasse a ela, como reconhecimento de seu carinho por ele e pela banda.

Eu já estava mais extaseado do que a própria Paolla (estava me sentindo como ela de felicidade) com o acontecido agradeci mais do que tudo a ele. E ao me despedi ele me fez uma proposta: Voce nao gostaria de ir a nosso ensaio e gravar uma mensagem para ela com a banda inteira? Meus olhos até brilharam nesta hora, perguntei se não haveria problema, eles dissem que não e marcaram para a próxima segunda feira as 19 horas. Detalhe, eu tinha aula neste horário, aliás, trabalho para apresentar. Mas o que é um trabalho, perto da ocasião de realizar um desejo para minha melhor amiga virtual?

Joguei a aula e o trabalho para o alto, coloquei músicas do Móveis no MP3 para ir tomando mais coragem com a coisa que iria acontecer e fui com a cara e a coragem para o estúdio de ensaio da banda. Cheguei antes mesmo das 19 horas e fiquei andando em circulo esperando a hora deles chegaram. O beto me recebeu e me apresentou ao resto da banda, contando toda a historia que eu ja havia contado a ele (resumida é claro). Perguntou-me se eu tinha algo para gravar e disse, que a máquina já estava até preparada, só esperando por eles e assim eles se posicionaram num canto do estudio e mandaram uma mensagem a Paolla.

O link é o seguinte:


RECADO A PAOLLA

Neste video eles dizem da surpresa de saber que tem uma fã tão distante, de saber que realmente gosta de que em breve estaria em Fortaleza e que faria questão até de saber se ela poderia ser o guia deles em Fortal. Foram pouco mais de um minuto de vídeo, mas o bastante para se realizar um sonho de qualquer fã e meu desejo de anjo da guarda.

Chegamos a conversar um pouco sobre música tambem e me despedi deles, foi quando o André, vocalista da banda perguntou se não gostaria de tambem gravar alguma música e enviar para ela. Mesmo sabendo que não tinha muito tempo na memória, topei e eles me perguntaram que música gostaria que eles tocassem. Eu disse Você, pois era a música preferida de Paolla. Eles então falaram que esta não poderia porque não haviam ensaiado ela e tambem era uma musica pessoal de Beto e me pediu para sugerir outra. Eu entao disse Copacabana (música conhecida por sua clássica "roda" durante os shows), mas eles disseram que esta música eles não tocam no ensaio por atingir notas muito altas.

Então só me restou pedir uma música que eu adorava e que passei o dia inteiro escutando, Menina Moça, por causa da influencia de Wilson Simonal que há nela. Soube assim do quanto Andre era fã de Simonal e até me perguntou se eu conheci o "Mug" eu disse que não e então ele me explicou que Mug era um boneco lançado por Simonal nos anos 60 e que ele havia adquirido, vivendo e aprendendo. E assim eles passaram a tocar menina moça somente para mim no estúdio e Paolla do outro lado da câmera.

O link para baixar é este aqui:

http://rapidshare.com/files/186552242/02_-_Menina_Mo_a.MPG.html

Eu já tinha dirigido um filme amador antes, mas faziam 04 anos que não filmava nada. Como então gravar com um take só num espaço mínimo uma banda com 08 integrantes espalhados pelo estúdio. A banda começou a tocar e comecei institivamente a gravar no exato momento em que a música começou. Foram mágicos, porque é um dos melhores arranjos e intrumentais que eles tem. E naquele momento ao realizar aquele sonho para Paolla, estava realizando um meu, pois era a primeira vez que uma banda tocava exclusivamente para mim (mesmo que o agente direto fosse a Paolla). No vídeo mesmo tremulo e com o foco de luz estourado, deu para se notar que a filamegem saiu melhor que se imaginava com closes precisos e movimentação de camera acima do esperado e sai de lá maravilhado com o que tinha em maos agradecendo a eles por mais esta honraria.

Queria encontrar a Paolla e sai aos berros dizendo o que tinha acabdo de acontecer. Via o vídeo inumeras vezes para ter certeza. Ver a mensagem gravada a Paolla, ou mesmo após terminar de tocar Menina Moça quando eles gritam VALEU PAOLLA!!! Como não a encontrei na net nos dias seguintes, resolvi lhe fazer uma nova surpresa: postei o video em um blog e mandei o link via email a ela.

http://textoscronicos.blogspot.com/2008/03/recado-para-paolla-parte-01.html

No domingo seguinte, a encontro no msn e ela as lagrimas vem me agradecendo pelo que eu tinha feito, que nao merecia a tanto e que ja tinha visto inumeras vezes para ter certeza que era verdade o que seus olhos viam. Chegou a indicar a amigos que quando viam, ficavam tambem felizes por ela...

Um ano se passou, e somente agora o MCA lança seu primeiro cd, somente agora eles irão tocar em Fortaleza e talvez somente agora ela tenha a oportunidade de conhece-los... Esta história não tem final ou ponto final e gostaria de poder agir como anjo novamente querendo saber se poderiam filmar este show de Fortaleza e pudesse minha ultima atitude como anjo da guarda dela seria conseguir com que ela se encontra-se com eles nesta sua estadia em Fortaleza.

Certa vez eu disse a ela como ela querai qeu fosse o final, ela respondeu

- Não se preocupe com isso, nossa história não tem final...

Gravado no dia 17/03/2008 no estúdio de ensaio da banda Móveis Coloniais de Acajú (ESTÚDIO 69), para o show Móveis Convida.


Brasília 2008

Feliz Páscoa!!!!


terça-feira, 7 de abril de 2009

PORQUE AMIZADE É O QUE FICA!!!! (UMA AMIZADE QUE TRANSCEDEU FRONTEIRAS)

Baseado em um papo com Daniele Menon de Curitiba (UFPR) por msn


Porque amizade é o que fica!!!!!!


Daniele Menon

...

Pescador de Ilusões

O Rappa

Composição: Indisponível

Se meus joelhos não doecem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé

Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, que curioso
O mar escuro trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos
Valeu a pena, eh eh
Valeu a pena, eh eh
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões


Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
REPETE REFRÃO 2x

Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro
Sem final, sem final

Sem final, sem final, final
REPETE REFRÃO 3x





UnB/UFPR-VITÓRIA-ES - Praia da Costa

daniele diz:

Tem alguma coisa que eu fiz que você vai lembrar sempre, mesmo que nunca mais me veja?

Rogerio diz:

Não que você tenha feito, mas a sua personalidade.

Rogerio diz:

Ela é impar

Rogerio diz:

e isto vai fazer parte da crônica.

daniele diz:

que legal Ro.... na verdade.... por mais estabanada que eu seja, eu observo bens as pessoas, e reparei que no grupo de vocês, um completa o outro.... cada um com sua especificidades... com sua natureza, com seus gostos, cara acho isso fantástico...

Rogerio diz:

brasília é isso, rsrsrsrsr

daniele diz:

meu... eu me lembro de você... cantando Raimundos e Raul na rodinha...

daniele diz:

" Viva... Viva... viva a sociedade alternativa"

daniele diz:

"Se eu quero o que você quer, tomar banho de chapéu, discutir Carlos Gardel ...., ou esperar .... Papai noel"

daniele diz:

então vai...

daniele diz:

" faça o que tu queres pois é tudo da lei, da lei

daniele diz:

lembra?

Rogerio diz:

faça o que tu queres pois e tudo da lei!!!!!!

daniele diz:

eeeeeeeee

daniele diz:

!!!!!!!!!!!!!!!

Rogerio diz:

Isto é você!!!!

daniele diz:

Eu quero é ver o oco!!!!!!!!!

daniele diz:

Daí eu caiu porque o Ro me derruba rs

daniele diz:

Não meu caro, isto somos NÓS!

Rogerio diz:

rsrsrsr

Rogerio diz:

vc vai se lembrar disso sempre, rsrsrsrsr

daniele diz:

hauhauhua, meu.... lógico que eu vou me lembrar... esse foi um dos momentos que eu eternizei...

daniele diz:

Você foi uma das pessoas que eu eternizei, como o cebola, o lahiri

daniele diz:

Demais

daniele diz:

Sabe porque eu lembro, pq foi o momento mais espontâneo seu comigo, vai dizer?

daniele diz:

você estava tão solto, e eu tava tão próxima de ti... que parecíamos a mesma pessoa, rs

Rogerio diz:

mas eu sou espontâneo por natureza,

daniele diz:

que nem o Ciro me falou, você é eu de saia

daniele diz:

rs

daniele diz:

eu sei

daniele diz:

mas comigo, foi naquele momento

Rogerio diz:

o que diferencia e que você usa saia e está no Paraná

daniele diz:

pelo menos foi o que eu senti

daniele diz:

hauhauhua

daniele diz:

É, foi o que o Ciro me disse

daniele diz:

não entendi quando vc falou que eu sou impar?

daniele diz:

me explica...

Rogerio diz:

Porque há pessoas e “há” pessoas

Rogerio diz:

Algumas são como livros que você vê pela capa e outras que você lê primeiro para depois comprar e adquirir e nunca mais se desfazer

daniele diz:

Eu sou qual?

Rogerio diz:

você é um livro que as pessoas não querem terminar de ler

Rogerio diz:

pois sabem que ainda tem mais a descobrir

daniele diz:

Que bom ouvir isso...., e você é aquele que a gente começa a ler e se surpreende

daniele diz:

Todos nós somos surpreendentes, todos....

daniele diz:

Ai que saudade...

Rogerio diz:

Todos somos livros abertos

Rogerio diz:

a espera de novos capítulos





Big hang loose (momentos antes da despedida)


daniele diz:


O momento que eu lembro demais

daniele diz:

Vocês 3 dando tchau e esperando o ônibus sair

daniele diz:

Como se houvesse um amanha para nós sabe.... como se fosse acontecer de novo em breve...

daniele diz:

Uma certeza e uma tristeza tão grandes

daniele diz:

Meu... vocês foram demais

daniele diz:

vocês não sabem o quanto....

Rogerio diz:

Aquilo foi o mínimo que podíamos ter feito a vocês

daniele diz:

Meu... o que foi a gente cantando “valeu a pena” e depois outras musicas, todo mundo em roda.... demais

daniele diz:

depois o Cebola filmando a galera... nossssa

Rogerio diz:

Pois é

Rogerio diz:

sabe uma vez eu vi numa entrevista do Renato Russo na MTV antes dele morrer

Rogerio diz:

ele disse na entrevista

Rogerio diz:

“Que sempre procura dizer às pessoas que sente por elas, porque ah momentos que vc talvez nao as encontre mais”...

daniele diz:

Mas mesmo assim continuo dizendo o que sinto nos momentos em que sinto

daniele diz:

Será que é nosso caso?

daniele diz:

Paraná e Brasília?

daniele diz:

Nunca mais...

daniele diz:

Poxa eu prefiro acreditar que haverá uma próxima vez

Rogerio diz:

Sempre haverá




Pose para a foto

daniele diz:

mas qual foto vc vai colocar no seu blog....? aquela da escada,

Rogerio diz:

sim,

Rogerio diz:

VOU CONDENSAR O QUE CONVERSAMOS E POR NO MEU BLOG, VC AUTORIZA?

daniele diz:

sim

Rogerio diz:

MANDAREI PARA VC ANTES

Rogerio diz:

REPITO NOVAMENTE

Rogerio diz:

Você é uma benção de Deus!!!

daniele diz:

é isso ai

daniele diz:

vc tb... vc não existe

daniele diz:

existe a 2 milhas de distancia

Rogerio diz:

VAI LÁ GAROTA

Rogerio diz:

O MUNDO E TODO SEU

Rogerio diz:

APROVEITE ELE