JANEIRO - REVEILON NA PRAIA DE GUAIBIM - BA
Pelo terceiro passamos o reveilon fora de Brasília, desta vez a parada foi em Valença na praia de Guaibim. Com direito a um passeio em Morro de São Paulo, viagem de lancha, swingueira com suas letras surreais noites e madrugadas na praia, uma casa que virou pousada cheia de confusão e mais histórias para contar.
Foto: Rogério em Morro de São Paulo - BA.FEVEREIRO - CURSO DE VERÃO (ÚLTIMA AULA OFICIAL)
Nos meses de janeiro e fevereiro tive que acelerar meus últimos créditos de disciplinas fazendo aula de verão e na melhor matéria que poderia ter feito, uma disciplina que tinha como objetivo contar a verdadeira história de Brasília, uma diferente dos livros de histórias. Para isso visitamos vários pontos turísticos de Brasília que são fontes históricas. Uma disciplina que me senti bem em ter feito e ter encerrado com chave de ouro.
Foto: Turma do curso de verão no Catetinho.
MARÇO - TUTORIA NO CURSO CONSELHOS ESCOLARES
Fui convidado novamente para ser tutor desta vez pelo CEAD e agora o tema era Conselhos Escolares. Uma grande experiência vivida e a qual participei durante o primeiro semestre.
Foto: CEAD-UnB.
ABRIL - FORMATURA DA GABRIELLA E DO LUIS FERNANDO
Era para ser apenas a formatura do Luis Fernando ele havia convidado e não poderia faltar a colação de grau de meu melhor amigo. Mais eis que é chamada para receber o canudo a formanda: GABRIELLA NASCIMENTO. Eu fiquei no estilo: O QUE??? GABRIELLA??? E eis que ela levanta e vai receber o canudo olha para mim com a cara de: É ROGÉRIO, SOU EU MESMO... E assim se formaram meus dois melhores amigos na noite do dia 01° de abril (mas não é mentira - diria a diretora Inês Maria) com direito a ida a pizzaria, um pulo na sinuca e virar a noite com amigos.
Foto: Colação de Grau da Gabriella e Luis Fernando - tenda da UnB.
MAIO - COMISSÃO JULGADORA DE CONCURSO CULTURAL
A minha amiga (e anjo da guarda em muitos momentos dos últimos tempos) Cintia me convidou para fazer parte da comissão julgadora de um concurso cultural nacional promovido pelo governo federal. Uma coisa que parece fácil e na prática e complexo e muito complicado definir entre os melhores desqualificando bons trabalhos também merecedores de alguma premiação. Foram 03 dias intensos que realmente valeram a pena. Não pude comparecer a premiação com a presença do presidente Lula porque no dia em questão não possuia os 06 reais de passagem. Perdi a maior oportunidade de estar na presença de um presidente da república, mas mesmo assim valeu a pena a experiência.
Foto: Cerimônia de premiação do concurso cultural.
JUNHO - FEIRA NACIONAL DE CULTURA, ARTESANATO E GASTRONOMIA
(foto a acrescentar)
Pela primeira vez pude sentir em Brasília a sensação que me atrai quando estou fora de Brasília. A mistura cultural que esta feira tinha era de encher os olhos, o país inteiro aqui, a mistura de cultura, de sotaques e costumes. A comida que tanto me fascinou e os shows que sempre irei me lembrar. Lá pela primeira vez assisti a um jogo de copa do mundo no meio de uma multidão e após teve o melhor show de axé que se podia ter: ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR!!!
Foto: Cartaz de divulgação da Feira.
JULHO - O TÃO ESPERADO ENEPE DE BRASÍLIA
Depois de anos e gerações de espera finalmente acontece o ENEPE de Brasília. Por não estar inscrito não pude aproveitar muito, porém estive ajudando como voluntário. Encontrei as amizades (minhas vizinhas de colchonete do Enepe de 2008) que tanto queria rever e delas ainda conheci novas amizades que espero que continue durando como as anteriores duraram. O que mais me marcou neste Enepe foi o melhor show cover dos Beatles que já vi com a Let It Beatles, a antológica festa a fantasia, com direito a ver o sol nascer do fundo da FE01, dormir algumas noites no Centro Acadêmico e as amizades feitas durante o período.
Foto: Cartaz do Enepe Brasília.
JULHO - APRESENTAÇÃO NA SBPC EM NATAL
O Enepe terminou em um sábado e no domingo já estava viajando para Natal para apresentar meu trabalho na SBPC. Como já aconteceu em anos anteriores me hospedei com o pessoal do ENAPET. E como sempre, as confusões aconteceram virando mais histórias extraordinárias para o futuro. As noites aproveitando o melhor de Natal também serão inesquecíveis, como a resenha alcoolica, a noite de forró universitário que só tocava risca-faca e a festa a fantasia. Consegui conhecer o maior colecionador de vinis de lá e ainda ganhar um campeonato de dominó e dama mesmo sem jogar direito, rs. Ao terminar o evento fui para Fortaleza...
Foto: Praia do careca em Ponta Negra - RN
AGOSTO - VISITANDO UMA AMIGA EM FORTALEZA
Conheci Paolla em 2007 num período conturbado para mim e logo que comecei a normalizar ela entrou em um período conturbado e um sempre apoiou o outro. Assim nasceu a nossa amizade e um convite foi feito para que ambos pudesse visitar o outro mesmo sabendo a dificuldade de isso acontecer. Surgiu a oportunidade de ir ao nordeste e assim conhecer a minha amiga que até então so conhecia de msn. O tratamento recebido em Fortaleza agradecerei eternamente, embora Paolla me conhecesse, seus familiares não, e eles me trataram como um deles. Não conheci tudo de Fortaleza, até porque era o período de descanso depois de duas semanas intensas, mas aquele grau familiar valeu por tudo. Nesta foto estão todas as grandes amizades feitas durante aqueles dias, menos a Paolla que além de tímida para fotos foi quem forografou.
Foto: Amizades de Fortaleza.
AGOSTO/SETEMBRO - REENCONTRANDO OS AMIGOS
Em agosto e setembro houve reunião dos amigos que participam de um fórum de emails de amigos da UnB. Era a oportundiade de conhecer o pequeno Isaac filho de Karen, e saber como estava Thais grávida do filho de Willys, realizar a noite dos memoriais que tanto o povo queria, ouvir as histórias da Josy, poder dar um longo abraço na Gabi depois de muito tempo e rever o Miguel e o Aranha assim como todos os amigos juntos. Foi um ótimo sábado. No mês seguinte se repetiu no chá de bebê da Thaís e seu filho Caio nasceria no fim daquele mês.
Foto: Reunião da turma do 02°/2004 de Pedagogia-UnB e alguns de seus parceiros.
OUTUBRO - VIVENDO A LEI DE MURPHY
Quando tudo estiver ruim, saiba ainda pode ficar pior... Foi isso que começou em fins de setembro e por enquanto não teve prazo de terminar. Não adianta escutar as pessoas falarem das dores de cabeça que acometem o período de monografia. Sabe-se lá qual zica me acometeu, mas veio com a enésima potência. Perdi mais de 20 versões, sendo que algumas completas. Entrego uma versão após o prazo de entrega mas ainda a tempo de se formar em novembro, mas que precisava ser refeito para possivel apresentação. Então em um espaço de 02 dias perco a versão que tinha refeito, vou refazê-la, o computador pifa, o computador funciona para poder imprimir e não tem tinta no computador. Após percorrer a cidade inteira atrás de impressão, voltando para casa, levo uma queda que quase partiu (literalmente) a coluna no meio. Devido a queda me dá enxaqueca e perco o último dia que tinha para refazer a monografia. Ao entregar a versão que julgava ser a definitiva, a professora julga não estar em qualidade de apresentação e por saber que a banca ser crítica e não aprovaria a monografia. Foi com certeza o pior dia como universitário. E o ruim era saber que todos os problemas que aconteciam ainda continuariam acontecendo...
Foto: Ilustração de Uiara sobre o perfil de um universitário estudando.
NOVEMBRO - A REALIZAÇÃO DE UM SONHO DE INFÂNCIA
Era para ser meu presente de formatura, meu baile, a ser realizado na semana seguinte a formatura. Porém quando falhou de me formar em novembro, iria por água abaixo a realização de meu maior sonho de infância, porém comprei a briga e resolvi ir a favor de meu maior sonho. Não iria ver com tudo dando errado e depois de perder a chance de me formar de ver o show de meu maior ídolo e assim corri atrás dos meus sonhos de formar e assistir ao show de Paul Mccartney. Por saber que tudo viria contra mim não avisei a ninguém, somente a meus pais e ao Roale que encontrei dois dias antes de tudo acontecer. Foram as 03 horas mas intensas da minha vida, se um dia puder resumir minha vida que ela seja nos 03 minutos que durou Magical Mystery Tour a música de abertura. Para quem passou a vida tendo como companhia uma coleção de discos de vinil, cds, vhs, e agora estava tendo a oportunidade de cantar o mais famoso refrâo de todos os tempos, Hey Jude, com seu autor... Para fechar com chave de ouro, em entrevista, Paul escolhe o show de São Paulo como o melhor do ano e um dos melhores de sua carreira. EU FUI!!!
Foto: Eu Fui ver Paul Mccartney!!!
DEZEMBRO - CORRENDO ATRAZ DO PREJUÍZO
Dia, noite, madrugada. Domingo a domingo. Feriado. Durante chuva e sol, com fome ou não. Após o dia 22 de novembro esta se tornou minha rotina, fazer a nova monografia com novo tema e com tempo menor que os demais já que comecei por não conseguir me formar e os demais começaram ao início do semestre. Em troca: até o momento (01° de janeiro), 07 perdas de conteúdo, defeitos no CPU, defeitos no computador, defeitos no pen drive, picos de energia que faz perder o que já havia feito, backups que já apagaram tudo... E a velha rotina durante o mes continua.
Foto: Um mes em frente a tela de um computador.